Notícias
Você está aqui: HOME | Noticias | Divulgação de Seleção de Tutores
Divulgação de Seleção de Tutores
10 de outubro de 2013

A partir desta sexta-feira (11/10/2013) serão divulgadas as normas para a seleção de tutores do Projeto Caminhos do Cuidado, que vão atuar nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O processo seletivo é organizado pela coordenação do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica, por intermédio do Ministério da saúde, através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz e em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde/Escola GHC – Grupo Hospitalar Conceição.

O projeto “Caminhos do Cuidado” vai formar Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares/Técnicos de enfermagem (ATENFs) da Atenção básica em saúde mental (crack, álcool e outras drogas). O curso de formação pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos ACSs e ATENFs acolher e cuidar de forma integral do usuário, a partir de sua inclusão no sistema, sem jamais excluí-lo, sob qualquer pretexto.

O público-alvo da seleção de tutores são profissionais de nível superior com experiência mínima de um ano na Atenção Básica, na Saúde Mental, ou em docência na área da Saúde na temática da Saúde Mental ou da Atenção Básica, da rede do Sistema Único de Saúde. Residências com ênfase na Atenção Básica ou na Saúde Mental serão consideradas como experiência profissional, porém não pontuarão como pós-graduação.

Pré-requisitos

Além de ter formação em nível superior com experiência mínima de um ano na Atenção Básica, na Saúde Mental, ou em docência na área da Saúde na temática da Saúde Mental ou da Atenção Básica, da rede do Sistema Único de Saúde, o candidato precisa comprovar residência no Estado/Região de Saúde para a qual está se candidatando.

O que faz o tutor

Entre as atribuições e responsabilidades do tutor, ele deverá realizar e acompanhar a formação presencial das turmas de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem, sob sua responsabilidade. O tutor vai ainda realizar os registros acadêmicos, elaborar relatórios pertinentes à formação e avaliar as turmas sob sua responsabilidade.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico  http://www.caminhosdocuidado.org/termos-de-referencia/ no período das 9h do dia 11/10/2013 às 16h do dia 25/10/2013, horário de Brasília. Antes de se inscrever, leia, atentamente, as normas do processo seletivo.

 


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO


SC
RS
DF
MA
MT
MS
SE
AM
RO
RJ
AC
RN
PA
RR
GO
PR
CE
BA
AL
MG
ES
PI
PB
PE
SP
TO
AP

O “Projeto Caminhos do cuidado” começa com seleção de 10 educadores e a formação de 80 orientadores de aprendizagem, resposnsáveis pela capacitação e acompanhamento dos 1600 tutores no processo de formação em saúde mental, crack e outras drogas. Esses tutores, por sua vez acompanham os 290.197 mil Agentes comunitários de Saúde e os Auxiliares e Técnicos de enfermagem por todo curso.

Desenvolvimento: Do it! Design