Orientador/Educador

O projeto “Caminhos do Cuidado” tem início com a preparação de 10 educadores e 80 orientadores de aprendizagem que serão responsáveis por capacitar e acompanhar tutores no processo de formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas).

Os educadores são profissionais de nível superior, pós-graduados, que em alinhamento com a política do Ministério da Saúde executam a formação e o acompanhamento dos orientadores de aprendizagem e contribuem na formação dos tutores. Além disto, participam com o Núcleo Pedagógico, do planejamento e elaboração do conteúdo programático dos cursos dos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem, dos tutores e orientadores.

Os orientadores de aprendizagem do Projeto Caminhos do Cuidado são profissionais de nível superior com pós-graduação em áreas como Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Básica, Educação ou Ciências Sociais. Além disto, eles têm experiência profissional mínima de dois anos na área de Saúde Mental e/ou Atenção Básica em ensino, gestão ou serviço, e experiência em Educação a Distância (EAD).

Eles participaram de processo seletivo e de uma oficina de Formação Pedagógica de Orientadores de Aprendizagem, na modalidade presencial, com carga horária de 24 horas e obrigatoriedade de 100% de frequência.