Projeto Caminhos do Cuidado será lançado oficialmente

21 de outubro de 2013

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO projeto “Caminhos do Cuidado” será lançado, oficialmente, nesta quarta-feira, 23 de outubro, às 10h, simultaneamente, nos estados pilotos do Acre, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. Trata-se de um projeto de formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, voltado aos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem. O projeto está inserido no eixo do Cuidado do plano integrado “Crack, é Possível Vencer”, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil. Os agentes comunitários terão sua primeira aula no evento.

Num projeto conjunto, com duas instituições de excelência no ensino, a Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS), o Ministério da Saúde vai oferecer, em 2013 e 2014, cursos de formação para os agentes comunitários de saúde (ACSs) distribuídos por todos os estados e regiões do País.

Além desse público, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem (ATENFs) por cada equipe de saúde da família, perfazendo um total de 290.760 trabalhadores em saúde, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de álcool, crack e outras drogas. O objetivo é melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Seleção

O projeto tem selecionado orientadores de aprendizagem e tutores. Os orientadores supervisionarão os tutores, que atuarão diretamente na formação dos agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem. Está prevista a formação de mil tutores, que serão responsáveis pela execução e capacitação dos 290.760 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, em todo o País. Os orientadores e tutores participam de oficinas presenciais e aulas de Educação a Distância.

Curso                                      

O curso pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitem aos (ACSs) e (ATENFs), acolher e cuidar do usuário de forma integral. A base do curso é a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários. A carga horária do curso para os alunos será de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e1/3 em observações de campo.

Lançamento nos estados

  • Distrito Federal – Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.
  • Acre (Rio Branco)- Teatro Hélio Melo do Memorial dos Autonomistas, com apresentação da Usina de Teatro.
  • Pernambuco (Recife) – Auditório da Fiocruz, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. A atração cultural será a apresentação da enfermeira e cordelista, Anne Karolinne Negreiros.
  • Paraná (Curitiba) – Auditório da Associação Médica do Paraná.
  •  Rio Grande Sul (Porto Alegre) – Auditório do Instituto da Criança com Diabete.
  • São Paulo (São Paulo) – Auditório Elis Regina, no  Parque Anhembi São Paulo. A atração cultural será o Cordão do Bibi Tantã.

Segunda etapa do projeto

O pontapé inicial para a execução da segunda etapa do Projeto Caminhos do Cuidado de capacitação em Saúde Mental, Crack, Álcool e Drogas já foi dado. Nesta segunda etapa estão sendo abertas seleções para orientadores e tutores nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.