Notícias
Você está aqui: Home | Noticias | Acre | Tutores realizam atividades variadas na oficina pedagógica
Tutores realizam atividades variadas na oficina pedagógica
4 de outubro de 2013

A primeira Oficina Pedagógica de Formação de Tutores do Projeto Caminhos do Cuidado de capacitação para Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas prossegue até esta sexta-feira (03/10), em Recife (PE), com a participação de 58 alunos do Acre e Pernambuco.  Os tutores terão papel fundamental na formação de agentes comunitários de saúde (ACSs), auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde (ATENFs).

O “Caminhos do Cuidado” prevê a formação de mil tutores em todo o país, eles serão responsáveis pela capacitação dos 290.760 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem.

No curso de formação, dois tutores serão responsáveis por cada turma de 40 alunos. Os cursos serão divididos em cinco etapas. Os participantes terão aulas presenciais e atividades de campo, alternando as duas práticas. A carga horária total do curso é de 120 horas.

Várias atividades e dinâmicas foram propostas aos alunos da Oficina Pedagógica de Formação de Tutores realizada em Recife, que também receberam material didático e indicação de literatura e vídeos de apoio. Eles participaram da dinâmica dos múltiplos prazeres. Nessa dinâmica os alunos foram levados a observar os pontos considerados positivos e negativos de determinada atividade.  Eles também assistiram a um vídeo com depoimentos de dependentes químicos e fizeram um debate. Dentro das atividades propostas na oficina, também participaram da Dinâmica da troca.

Sempre acompanhados pela equipe pedagógica e por seus orientadores, os alunos fizeram a leitura coletiva do texto “Paixões e Químicas” da psicóloga e psicanalista Sandra Djambolakdjian Torossian, professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fizeram ainda a discussão de casos e a dinâmica da caixa de ferramentas.

Um dos pontos altos das dinâmicas foi o painel que discutiu o papel dos ACSs e ATENFs. Os alunos fizeram a representação de cenas fictícias, propostas pela equipe pedagógica, mas que poderiam fazer parte do cotidiano de qualquer posto de saúde. Nesta dramatização os alunos deram vida aos personagens inspirados nos trabalhadores da Atenção Básica, e no relacionamento deles com os pacientes acometidos por problemas de saúde mental. Na dinâmica, os alunos encenaram o que poderia ser o atendimento e acolhimento ideais ao paciente/usuário. Os alunos tiveram ainda a capacitação em Ensino a Distância.

Confira algumas fotos da oficina pedagógica


Enviar por Email! Imprimir
 
Saiba mais:
Navegue pela sua Região
Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design